Resenha do novo CD de Vanilda Bordieri "A pesca"

6 de dez. de 2011

Vanilda Bordieri sabe como fazer a gente gostar de um CD pop-pentecostal. Seu novo CD "A pesca", de forma bem simples de falar, está muito "gostoso" de ouvir.

Para quem acessa sempre o Gospel Channel, já tinha comentado que Vanilda Bordieri poderia se sair bem com um CD ao estilo MAIS pop que seus anteriores. O CD pop-pentecostal "Assim sou eu" foi bastante inferior as antigas obras da cantora em relação as músicas a ao projeto gráfico, acho que a gravadora Aliança deve ter percebido isso e esse ano resolveram fazer um CD bem diferenciado sem perder a essência pentecostal, porém mantendo a nova onda da música, o pop.


Outra coisa bastante expressiva que aconteceu foi a troca do nome do CD de "A torre" para "A pesca", que segundo a gravadora o projeto gráfico foi o grande motivo para isso acontecer, e fico feliz por terem tomado essa decisão. A Komunica, responsável pela arte e projeto gráfico, realizou uma obra perfeita em cima do tema "A pesca", e pra quem já pode ver o encarte percebeu que a qualidade do material é o exigido pelo público pentecostal que acompanha a cantora.

Para quem aprecia ótimos arranjos esse CD será um presente aos ouvidos! Melk Carvalhedo fez um trabalho excelente.

Estamos no fim do ano e "A pesca" está sendo distribuído rapidamente pelo estado de São Paulo, e isso vai ajudar a chegar no restante do país. Em uma semana o CD já alcançou a RCSP (região central do estado de São Paulo).

As fotos foram tiradas pelo Osmar Goulart (Mazinho) na cidade de Ubatuba, mas sinceramente fizeram um trabalho tão lindo que nem parece que foi no Brasil (kkk). Espero que assim como Vanilda, as outras cantoras que vão sair do estúdio para tirar fotos, escolham os lugares mais "improváveis" para se elaborar um encarte! Vanilda + Komunica sempre resultou em obras fenômenais.

"A pesca" saiu de fábrica com uma tiragem inferior a do CD "Assim sou eu", e isso realmente é bastante preocupante, afinal, só se baixa a primeira tiragem quando o CD anterior não vendeu muito bem; o CD veio da Novo Disc com 15 mil cópias.

Mais uma vez o backing vocal do CD foi sensacional: Janeh Magalhães, Queila Martins, Paloma Possi, Guga Mariano, Rodrigo Moser, Melk Villar e Dayane. Nesse CD (de novo) nenhuma música fala do arrebatamento da igreja!

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!

1. "A pesca (Lance a Rede)" - A música que dá tema ao CD começa abrindo está obra. Foi composta por Vanilda Bordieri, que aliás, é responsável por assinar 67% das canções do CD. "Célia Sakamoto, como Deus te usou pra me ajudar, me dando uma puxada de orelha: "Van, usa o don que Deus te deu e vai compor!" - Disse Vanilda nos comentários do CD. Arranjos mais leves deram a introdução dessa faixa, que no refrão sobe algumas tons em relação a primeira voz. Essa faixa vai ficar mais conhecida como "Lance a rede", talvez por isso a Aliança Produções resolveu registrar os dois nomes. A Aliança por sua vez está de parabéns por mudar o nome do CD para "A pesca", o trabalho final ficou excelente!

2. "Se comigo" - Um pop pentecostal absurdo já é observado nessa faixa logo no começo. Vanilda Bordieri sabe como fazer um pop-pentecostal que dá gosto de ouvir. Arranjos cheios de ousadia do produtor Melk Carvalhedo; se você tem um ouvido bem afinado perceba os instrumentos que ficam bem "abafados" por trás dos outros.Mesmo sendo um CD pop, já tem que diga que ele merece ficar entre os três melhores pentecostais do ano, desse jeito vamos ter que fazer a categoria "Os melhores pops" [ops!]. A faixa também é de composição de Vanilda.

3. "Prostesto" - Talvez essa seja uma das melhores faixas do CD. Um ritmo bem diferenciado das outras, e que vai fazer dela ser incluída nos louvores de grupos de várias igrejas da nação (de jovens, claro!!!). Acho que Vanilda realmente é uma da pouquíssimas cantoras pentecostais que PODEM fazer um pop, pois vai ficar maravilhoso. A composição é de Eduardo Schenatto, e que letra extremamente inspiradoura! O vocal deu um show nessa faixa, uma combinação perfeita entre eles e os arranjos.

4. "Santo Espírito" - Um estilo country, aquele estilo que vemos em filmes que nos lembram o Texas. Essa canção, pra quem acompanha o "Fofocantora" (Canal de entrevistas da Van no YouTube), foi cantada pela própria compositora, Irotilde Santos, claro que Melk deu mais vida a ela. (Veja AQUI). Uma grande ênfase nesse música para a participação especial do quarteto Gileade (Jabes Rosa, Nivaldo Silva, Marcos Rosa e Aluísio Júnior) deram um encrementada espetacular a canção.


5. "Meu Israel" - Essa também merece toda atenção aos arranjos musicais. A letra, de Vanilda Bordieri, é bastante forte. Vanilda está entre os 10 maiores compositores da música gospel brasileira, é sempre de se esperar algo bem impactante em suas obras. Para quem gosta de música simplesmente pentecostal, essa faixa é um presente, o pop ficou um pouco de lado, talvez por isso esse CD vem agradando a todos os gostos.

6. "A torre" - Esssa faixa era para ser o tema do CD, apesar de não ter sido escolhida definitivamente, é a faixa que mais tem chamado atenção. A composição é de André Bueno. A letra é bastante expressiva, uma forma bem donairosa de falar da torre de babel. É também um repelão para aqueles que não se humilham na presença de Deus. Vale apena prestar atenção na letra.

7. "Unidos em oração" - O pop pentecostal volta com tudo com essa música. Vanilda Bordieri gostou desse estilo em ascensão desde 2007, pelo menos ela sabe como nos fazer gostar desse pop! Ritimo oscilador, também um diferenciador presente no CD. A composição é da própria cantora.


8. "Receba teu milagre" - Depois de uma faixa ao pop extremo, "Receba teu milagre" vem para acalmar e nos levar na presença de Deus; essa faixa faz bem aos ouvidos. Os instrumentos merecem atenção, toques levez durante toda a canção. Sabe aquelas faixas que o grupo e irmãs cantam na igreja, pois é, essa música é pra elas. Bem simples de cantar, não possui notas altas e bem fácil de decorar. A composição também é da Vanilda.

9. "Meu grande herói" - Nunca pensei que uma regravação pudesse me emocionar, Vanilda conseguiu fazer o impossível, eu particularmente senti um arrepio na hora que comecei a ouvir essa faixa na voz dessa magnífica cantora. Uma mistura emocionante dos arranjos, backs e primeira voz que faz até chorar. Realmente quem gosta de música pentecostal tem que adquirir esse CD. A composição é de Agailton Silva.

10. "Fonte no deserto" - Mais uma pentecostal para não perder a essência! Composta por Vanilda Bordieri e André Bueno mais uma faixa que a letra merece uma atenção especial. Arranjos exepcionais na introdução, e de primosa atenção no refrão. E quem conseguir preste atenção nos violinos usados nessa canção. Essa também é uma das melhores do CD e que está levando destaque nas rádios do país. O back vocal incrementou ainda mais essa linda canção.


11. "Abraçados no altar" - O simples pentecostal continua com essa canção. A composição é de Vanilda Bordieri. A partir dessa canção tenho algumas críticas em relação a esse CD. "A pesca" ficou um pouco cansativo de se ouvir e algumas canções não iriam fazer falta.

12. "Acende o teu fogo" - A música tanta dar um "up" depois de tantas faixas boas e qualidade parece ficar em decadência. O bom desse faixa é ouvir o Back Vocal, como se estivesse brincando. A composição também é de Vanilda Bordieri.

13. "Me conte o teu segredo" - Essa canção salva o resto do CD. Um pop-pentecostal mais leve, porém bem análogo para o pentecostal. Talvez por isso consiga dar um "up" para a reta final do CD. Todo mundo sabe que minhas resenhas não são muito técnicas, porem descrevo aqui uma avaliação da obra sobre vários pontos. A composição desse faixa é da Van.

14. "Deus te escolheu" - Depois de termos várias composições da Van, aqui temos uma letra de Moisés Cleyton, mas essa também não iria fazer falta. A faixa tem seis minutos de duração e isso a deixa muito extenuada sendo que não possui nenhum "climax", a tornando muito sem graça.

15. "Vem renovar os nosso dias" - Esse CD poderia ter somente 11 faixas, sendo a última ""Me conte o teu segredo". Essa faixa só é salva por causa do back vocal. O CD por completo tem pouco mais de 74 minutos de duração, sendo que nem tudo isso merece elogios. Uma coisa, que vou dividir agora com vocês, é que o CD "A pesca" não tocou de jeito nenhum no play Phillips no meu carro, acho que é por causa do material utilizado no disco do CD. Esse CD tem pontos positivos e negativos, mas graças a Deus a maioria é positivo. (E é claro que essa do meu carro NÃO vai contar pra nota final (kkkkk)).

A *nota final para o CD é de 84 pontos
Envie a sua resenha sobre o CD para gospelchannel@globomail.com
* De 0 à 100 pontos.

COMUNIQUE ERROS:
gospelchannel@globomail.com

© 2008-2011 The Most Gospel Company | All Rights Reserved
Gospel Channel WEB Entertainment Christian 2011|@smkxd

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogs

+ lidas da semana

+ lidas do blog